segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Love Song For A Vampire. HAPPY HALLOWEEN



Salve salve!

Sob a bela música de Annie Lennox do filme Dracula de Bram Stoker, nós da Bauhaus Cultura e Musica desejamos a todos os internautas Feliz Dia das Bruxas. Para nós brasileiros também, hoje seria o Dia do Saci Perere. Este simpático personagem do folclore brasilerio pode também ser encontrado nos romances de Monteiro Lobato no Sítio do Picapau Amarelo. Mas enfim como é o dia das bruxas escolhi algumas características sobre esse dia.

Jack o Lanterna

As pessoas vêm fazendo as abóboras iluminadas no Halloween por séculos. A prática surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de "Jack Miserável". Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois, o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-la em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu Jack para não incomodá-lo por mais dez anos.

Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, chateado com o truque de Jack tinha e para manter sua palavra de não reclamar a sua alma, não permitiu que Jack fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra com desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack da Lanterna", e depois, simplesmente "Jack O' Lantern".

Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O'Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usadas. Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O'Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, era ótima para fazer as lanternas.


Dracula (Vlad III)


Pode também ser chamado de Vlade Tepes. Esse personagem realmente existiu e viveu na Transilvania. Ele viveu entre os anos de 1431-1476. Ele era conhecido com Vlad o Empalador. Este nome já que a maneria em que ele punia seus inimigos era de enfiar uma lança entre suas pernas e o egue-los para cima. Ele era muito temido nessa época pela maneira que punia seus inimigos.
Ao mesmo tempo em que Vlad III se tornou famoso por seu sadismo, era respeitado pelos seus cidadãos como guerreiro, por sua ferocidade contra os turcos, e como governante que não tolerava o crime entre sua gente. Durante seu reinado, ergueu grandes mosteiros.

Após a invasão de Valáquia pela Hungria, em 1447 Vlad II e seu filho mais velho, Mircea, foram assassinados. Em 1456, Vlad Țepeș retornou à região e retomou controle das terras, assumindo novamente o trono de Valáquia. Esse retorno tardio de Vlad III teria confundido os moradores da região, que pensaram ser Vlad II retornando anos depois de sua morte. Isso teria ajudado a criar a lenda de sua imortalidade.

Em 1462, Vlad Țepeș perdeu o trono para seu irmão Radu, que havia se aliado aos turcos. Preso na Hungria até 1474, Vlad III morreu dois anos depois, ainda tentando recuperar o trono de Valáquia.

Vlad III foi exilado de suas terras por um breve período em 1448, de 1456 a 1462 e por duas semanas no ano de sua morte (1476).

Anos depois, Bram Stocker iria se inspirar em Vlad para criar Dracula, o famoso conde que atacava as mocinhas a noite para lhes sugar seu sangue.


Bruxas ou Wicca

Para falar a verdade, bruxas existem sim. Porêm não é nada do que pensam sobre pegar na vasoura e sair voando. Mas afinal o que é uma Wicca ou uma bruxa?

As Bruxas são pessoas normais, como você.

Trabalham, têm filhos, obrigações, dívidas, problemas financeiros e amorosos. Antigamente, quando as bruxas eram perseguidas, é óbvio que elas viviam escondidas, para evitar a morte."
Acontece que toda a gente pensa que as bruxas são todas iguais, não são.Como foi posto no post anterior sobre as bruxas. Elas fazem:


- Plantam ervas em seu quintal para fins curativos e culinários.
- Conversam e se comunicam com as plantas e animais.
- Celebram a virada das estações do ano.
- Celebram as fases da Lua.
- Relacionam a sua menstruação às fases lunares.
- Honram todos os alimentos, de carnes a vegetais.
- Têm seu corpo como sagrado.
- Sexo por amor e por prazer, por ser algo natural.
- Bruxas acreditam em reencarnação.
- Bruxas honram deuses e deusas.
- Bruxas respeitam todos os seres vivos em igual importância.
- Bruxas repudiam o proselitismo.
- Bruxas servem a Terra.
- Bruxas repudiam qualquer forma de preconceito.
- Bruxas são cidadãs.

extraído do blog: http://bruxariawiccaportugal.blogspot.com/

Bem a todos vocês Feliz dia das Bruxas

Happy Halloween!


Nenhum comentário:

Postar um comentário