quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Caza Arte Contemporanea.










Caríssimos

Visitei hoje o Caza Arte Contemporânea e recomendo. Um dos melhores lugares para apreciar a Arte Alternativa. Raimundo Rodriguez bem como todos os artistas Ana Duraes, Chico de Assis, Cristiano Menezes, Edmilson Nunes, Felipe Barbosa, Jorge Duarte. Jorge Fonseca, Julio Ferreira Sekiguchi, Leandro Pagliaro, Luciano Vinhosa, Manfredo Souza Netto, Marcello Lago, Marcos cardoso, Roberto Tavares, Ronaldo Duarte, Rosana Ricalde e Vitor Arruda dão um show de ousadia.

Ao entrar você depara com muitas novidades. Desde uma sala que contem video arte, as obras de São Jorge Guerreiro de Raimundo Rodriguez até obras de dentro do banheiro.

Também devo acrescentar que se você estiver interessado em visitar esse espaço a galeria funciona de segunda a sexta das 14 às 20 horas. Ela fica na Rua do Resende 52 Lapa.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Coletivo 13 numa noite








Na ultima sexta feira dia 26 de agosto, tive a oportunidade de estar com o Coletivo Filé de Peixe. Através dele conheci um outro grupo que é parceiro deles: O Coletivo 13 numa noite. Por um capricho do destino O Coletivo filé de Peixe estava vendendo um vídeo com dois filmes artes do 13 numa noite. Achei isso maravilhoso

Mas vamos falar um pouco desses videos.

Desenrolando os Fatos: Nesta performance vemos 4 mulheres sendo que duas estão paradas e outras enrolam-nas com uma fita longa de cetim ( a mesma para embrulhar presentes). elas vão enrolando elas dos pés até a cabeça. Vão enrolando até que um dado momento quando as moças estão completamente enroladas, as faixas se cruzam e formam uma espécie de corrente onde dois laços enlaçam as duas moças. Depois as moças saem das faixas.

Já no vídeo Entre dois pontos a performer Marcela Antunes tem algumas sementinhas e ela ao sair do ponto de metro Mangueira vai até uma praça e fazendo a mesma coisa, jogando sementes no chão como se ela não
quisesse se perder na rua.

Da para perceber que o palco do 13 numa noite são as vias públicas. Cada uma dessas vias podem ser tanto uma portaria de uma faculdade como foi no primeiro vídeo tanto uma rua saindo do metro e indo para em uma praça. As performer do grupo são além da própria Marcela, Ade Evaristo, Ana Klaus e Lara Leal.

AGORA VEJA O QUE É O 13 NUMA NOITE

Coletivo de artistas que surgiu em 2006 através do convite feito pelo coletivo Filé de Peixe para ocupar com intervenções no campo das artes visuais a esquina de uma movimentada rua do bairro da Tijuca no Rio de Janeiro. Neste momento inicial o coletivo Filé de Peixe agregava diversas linguagens artísticas, entre elas: música, poesia e cinema.

Para a possibilidade de interação com o evento por uma única noite, foi feita uma reunião de artistas em que ficou definida a participação de 13 pessoas, dentre esses jovens artistas interessados em experimentar e mostrar seus trabalhos sem a necessidade de créditos, mas apenas pela interação e diversidade que o evento proporcionava.

Aos poucos o coletivo foi tomando variadas formações, e por meio da participação mensal no evento pôde se tornar referência no desenvolvimento freqüente de trabalhos ligados à arte da performance. A freqüência permitiu a construção de um laboratório de discussões e criações constantes que se baseavam na troca entre os participantes.

O coletivo proporciona um ambiente favorável à troca e compartilhamento de idéias e visões. Como grupo de discussão e ação artística é uma forma prática de admitir a necessidade da experimentação e discussão para o desenvolvimento e amadurecimento dos trabalhos, da possibilidade de encontrar apoio coletivo para o crescimento enquanto individuo.

A principal proposta do coletivo é estar aberto às novas e diferentes informações e artistas, num movimento autônomo em que os participantes estejam livres para fazer parte do coletivo seja como proponentes de trabalho, com colaboração direta ou indireta, com participação ativa na construção e execução dos trabalhos e registros dos mesmos, ou ainda por meio de compartilhamento de textos e idéias.

O coletivo está em constante processo de busca pelo fortalecimento de sua identidade, através de uma organização interna que possibilite aos artistas participantes uma infra-estrutura para elaboração e divulgação de seus trabalhos com melhor qualidade. 





http://trezenumanoite.multiply.com/

www.fotolog.com/trezenumanoite


domingo, 28 de agosto de 2011

Janta-me. A Nova Peça de Ana Felipe



Janta-me é uma peça escrita por Alexandre Maximino com direção de Marcia Salgueiro. Uma peça que esta no espaço alternativo Casa da Glória. Considerada por este blogueiro uma das peças mais bem feitas que já vi. Uma direção impecável com um elenco maravilhoso. Sem contar que quem esta no elenco é talentosíssima Ana Felipe, a Rosana da série Barata Flamejante. Quem merece destaque é a atriz Vigínia Maria no qual só irá entrar em meados de setembro. A peça lembra muito a obra de Nelson Rodrigues no qual há muita traição, sexo, desejo, fetiche e morte.

A estória se passa na atual Rio de Janeiro em uma família como qualquer outra. Há um triangulo amoroso onde vemos um homem casado que divide atenção entre sua mulher e sua amante. Esta ultima uma prostituta. A jovem esposa sae de casa e ele sofre com tal saída. Misteriosamente, a prostituta é assassinada e daí em diante todos são suspeitos.

A peça esta em cartaz até outubro na Casa da Glória todas os sabados e domingos sempre começando as 20 horas. O teatro fica na Ladeira da Glória 98, Glória.

sábado, 27 de agosto de 2011

Dia do Psicólogo.



A todos os meus companheiros psicólogos gostaria de dizer Feliz Dia do Psicólogo! Uma vez foi perguntado para mim se os Psicólogos tinham um padroeiro. Na Verdade tem sim. E não é ele, é ela.



Santa Dymphna





Ela além de ser considerada padroeira dos Psicólogos, também é padroeira dos psiquiatras, dos doentes mentais, insanos, epiléticos e invocada contra o sonambolismo e a insônia. A festa dela é comemorada no dia 15 de maio.

Agora por que ela é a padroeira dos psicólogos?

Nos fins do século VI na Irlanda um rei pagão tentava seduzir sua filha convertida ao cristianismo, a princesa Dymphna. Dymphna decidiu fugir da Irlanda, por aconselhamento de Gereberno seu confessor. Acompanhada de Gereberno escondeu-se na aldeia belga de Gheel. 

Gheel é uma cidade e um município da Bélgica localizado no distrito de Turnhout, província de Antuérpia, região da Flandres. Geel está associada com uma colônia para doentes mentais.
Durante o Renascentismo houve a criação de asilos pela Europa. Santuários religiosos floresciam, devotados ao tratamento humano de pessoas com doenças mentais. O mais conhecido destes santuários foi criado em Geel (ou Gheel). No começo do século XV, indivíduos de todo o mundo iam a Geel para cura psíquica. Os residentes locais recebiam os peregrinos em suas próprias casas e muitos permaneciam, criando a primeira "colônia" de pacientes mentais. A colônia de Geel foi a precursora das Comunidades terapêuticas atuais.

Mas voltando a nossa história, O pai de Dymphna entretanto mandou caça-los e acabou encontrando-os e ele matou Gereberno enquanto Dymphna era decapitada na praça pública pelo próprio pai. Um alienado que estava na praça e assistiu a decapitação recobrou subitamente a razão. A partir daí foi santificada.

Basílica de Gheel






    Foto antiga da Basílica da Cidade.




Visão romântica da Santa que é Padroeira dos Companheiros Psicólogos.