terça-feira, 30 de junho de 2020

Leitura dramatizada. Programa 25





Pela primeira vez, faço a Leitura dramatizada de uma peça da Luciana Guerra Malta. Faz um bom tempo que conheço seu trabalho, só que não tive a oportunidade de fazer um texto dela. Com grande orgulho, este programa de número 25, faço a leitura do testo Caráter

A peça conta a história de 2 homens de sucesso. Eles são pai e filho. Ambos irão fazer um acerto de contas sobre o passado.



segunda-feira, 29 de junho de 2020

Os Vilões de Shakespeare



A Claro e a Now  nos presentearam com o Teatro online. Marcelo Serrado deu o ponta pé inicial dessa nova inciativa do Palco Insitituto Uimed BH Ele interpretou o Monólogo Os Vilões de Shakespeare. Esta é uma tragicomédia em que nosso herói dá uma espécie de palestra sobre o seu ponto de vista dos vilõe mais bizarros do mundo de Shakepseare. São eles: Yago, Macbeth, Hamlet e outros que são temidos do Teatro Elisabetano. 

Esta foi uma inicativa do Palco Unimed BH e nos próximos dias nos tratá mais duas peças. Anote aí:

Heloísa Perisse no dia 11 de julho com o monólogo E eles foram quase felizes para sempre

Zezé Polessa com o monólogo Não sou Feliz mas tenho marido no dia 25 de juho. 

Todas as apresentações começam as 20:30. Se você não tem NOW vá para o youtube do Sesc Minas 

https://www.youtube.com/user/sescminas

sábado, 27 de junho de 2020

Show online do Sesc da Letrux


Letrux fez um show maravilhoso ontem pelo sesc ao vivo. Em março, ela iria estrear o seu show Aos Prantos, seu segundo álbum. Porém, com a pandemia, ele foi cancelado. .

Em sua casa, ela tocou teclado e violão mostrando seu talento e a sua habiliadade para encantar seus fãs. Mais uma vez venho dizer que o Sesc é nota 10 ao mostrar o talento de Letícia Novaes.

Se vocês ficaram curiosos, vão ao Instagram e ao canal do Ssesc. Hoje tem Fafá de Bélem. 

https://www.youtube.com/channel/UCESs365L1Ccnq4q3J5yZ7nQ

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Musas do Canto do Gallo na quarentena


Para aqueles que sentem falta do Cuecas de Plantão bem como sentem  das Musas do Canto do Gallo, abri este post para dedicar as parceiras  que mesmo com esta pandemia, continuam fazendo sua arte ou os seus negócios. Vamos começar.

1) Tatiana Ishihara



Minha amada e adorada namorada. Ela tem dois sites super bacanas. Uma que é uma página da enjoei onde  minha Sushi fez do site um brechó. Ela tem vendido muito bem seus produtos. Um outro site, vocês conhecem bem que é da Urban Arts onde suas fotos são as mais belas que já vi. Aí em baixo,  coloquei os links para vocês apreciarem o trabalho dessa minha musa. 




2) Vanessa Fontana

Ela continua fazendo suas poesias. Tem um vidoe performance que  em especial,  ela colocu a foto do nosso antigo projeto Mãos encharcadas de sangue. 




3) Luba Amaral

Ela dança, faz graça e faz tudo. Vocês vão adorar as performances de Luba Amaral. Este viddeo é um dos meus favoritos. Portanto, se divirtam. 


4) Contos de Pandora

As meninas do Contos de Pandora (Giovanna Rubbo e Malu Paixão)  mostram um estilo dark em contar histórias bem como declamar poesias. Para quem gosta do gênero Terror, é muito legal ver estes videos.





Por enquanto é só isso. Espero que gostem dessas indicações. Mais do que nunca, fique em casa

#fiqueemcasa


quinta-feira, 25 de junho de 2020

Leitura dramatizada. Programa 24





Mato Grosso do Sul esta de volta nesse programa. Dessa vez, Fabio Arruda e Juliana Zampieri nos brindam com a poesia Genocíndio de Emmanuel Marinho. As palavras desse poeta denunciam a matança do homem branco contra os índios. São palavras fortes mas que nos fazem a unir em uma só voz: parem de matar os indígenas.



quarta-feira, 24 de junho de 2020

Leitura dramatizada. Programa 23





Neste programa, faço a Leitura Dramatizada de um texto de um grande clássico da extinta União Soviética. A  Extraordinária Aventura vivida por Vladimir Maiakóvslki no Verão na Datcha é um texto que li quando criança. Me lembro até hoje que li este texto na época do Colégio Anglo Americano.

Para aqueles que curtiram o primeiro programa em que trouxe a leitura de um trecho do livro do Toltói, não pode perder este vídeo.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Peça. Teatro performance do Corpo Rastreado.

Crítica: Peça, direção Janaína Leite | Blog e-Urbanidade - e ...

Marat Decartes nos convida para a peça performance chamado Peça. Esta pandemia do Coronavírus faz com que o ator mergulhe em seu mundo particular cheio de conflitos e tensões. Pessoas que estão gritando nos quatro cantos em apoio ao Presidente Bolsonaro faz com que as angústias e as ansiedades fiquem a flor da pele deste bravo herói brasileiro.

Entretanto, existem cenas lindas como é o casso do nascimento da filha bem como já crscidinha, ela canta com o pai um sambinha bacana.

Este espetáculo online estreou dia 20 de junho. Quintas, sextas, sábados e domingos sempre ás 21 horas. Para ver esta peça, vá ao site:

www.youtube.com/corporastreado

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Seformancep, melhores momentos


O Curta O Conto da Sereia foi exibido pelo Serforamncep esse fim de semana. Os  anfitriões foram os irmãos Isaac e Ismael Trabuco.  O prazer de ver online o curta, é uma sensação maravilhosa. Isso comprova que mesmo em tempos de pandemia, devemos fazer arte.  Aqui em São Paulo,, pude mostrar meus desenhos que fiz para este curta de animação.



São ao todo 7 deenhos, sendo que 1 teve que ser excluído. Mas apesar disso, a conversa que tive com o Issac foi sensacional. Houve momentos de alegria e reflexão. 

PERFORMANCES

Tive o prazer de ver algumas performancesx como foi o caso de O que o corpo branco com um corpo cis de @livioapenas, O Mágico Mister Félix, a atriz Silvia Diaz com experimento teatral e finalmente Paulo Ramos com sua performance ELE NÃO! (UMA ODE CONTRA BOLSONARO) Foto embaixo. 





sexta-feira, 19 de junho de 2020

Curta a cena especial



Ontem em seu perfil no Instagram, Raul franco deu o ar de sua graça no lançamento de seu livro Curta a Cena- Coletãnia Raul Franco.  Ele contou com a participação Carmen Filgueiras, Wendell Bendelack, Nico Boneventura Ronaldo Franco e Lidia Zalewski.

Foi uma live bem legal. O momento mais emocionante foi o eoncotro com o seu pai Ronaldo Franco. Ele é um poeta e mostrou que a paixão pelas letras é hereditário.

Para aqueles que querem saber mais sobre os livros de Raul franco, este link leva vocês ao e-book dele: Histórias de amor para se ler na quarentena. 

https://www.amazon.com.br/Histórias-amor-para-ler-quarentena-ebook/dp/B089RLHL46/ref=mp_s_a_1_2?dchild=1&keywords=raul+franco&qid=1591723259&sr=8-2

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Saiu o teaser do Leitura Dramatizada.



Nesta semana, foi ao ar o Teaser do Leitura Dramatizada. São mais de 20 programas com a particiação de convidados mais do que especiais. Fabio Arruda, Bia Bade, Patrick Fouchè, André Faxas, Leonardo Gênesis, Aline Gomes, Ruy Jobim Neto, Simone Kalil e Vanessa Fontana.

Além é claro, não posso esquecer de Jomar Magalhães e Hissa de Urkiola que deram suporte para que alguns dos programas fosse ao ar. Então curta e me siga no meu canal do youtube.



quarta-feira, 17 de junho de 2020

O Conto da Sereia no Serformancep


Dia 20 de Junho será exibido O Conto da Sereia. Uma realização da Violino Filmes. Ele será uma exibição online pelo facebook da amostra. Horário 15 horas. No dia acesso.


Antes da exibição, haverá um bate-papo com o diretor Rodrigo Gallo (eu).  




MINUTO CORONA

Esta no ar, o Minuto Corona. Com vocês, a também diretora Hissa de Urkiola da seu ar de graça nestes momentos tão difíceis. 




terça-feira, 16 de junho de 2020

Eu não dava praquilo com Cassio Scapin

Cassio Scapin: 'Plateia de hoje é muito mal-educada' - Gente - iG

O Sesc de São Paulo nos brindou com uma nova peça online. Cassio Scapin faz uma homenagem a atriz Myriam Muniz. Eu não dava praquilo é um monólogo que conta a história desta atriz maravilhosa que fez cinema teatro e tv. Uma de suas últimas apartições foi no longa Nina estrelado por Guta Stresser.

Foi maravilhosa a peça. Cassio Scapin dá um show de interpretação.A direção foi de Elias Andreato. Por sinal, nota 10.

Mais uma vez, o Sesc de São Paulo prova de que a cultura existe e resiste. Ela esta firme e forte contra todas as barreiras inclusive o coronavírus.


TV CULTURA



Estive na TV Cultura no programa Persona em Foco. Ele falou sobre como era interpretar esta atriz. Um desafio enorme, segundo ele. Tive ommentos maravilhosos na terceira vez que fui a esta emissora. Um aprendizsdo nota 10.



segunda-feira, 15 de junho de 2020

Leitura dramatizada. Programa 22







MORDE SIMONE!



Participação especial da super atriz Simone Kalil. Ela faz a leitura dramatizada de uma dos textos do seu livro Morde que virou uma peça de teatro de grande sucesso nos palcos cariocas.



Não percam este vídeo que esta divino.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Leitura dramatizada. programa 21




Especial para esse dia dos namorado, leio  o texto O Menino Capeta. Ele é de minha autoria e escrevi para o Marcelo Caldas trabalhar com a turma do Workcine. Como não foi feito nenhum video com ele, resolvi colocá-lo aqui. A história é de um homem que briga com a namorada tudo porcausa do seu sobrinho que é um capeta.

Este video dedico a ele, Marcelo Caldas. 

Para o meu grande amor eu falo: Feliz Dia dos Namorados. 

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Entrevista com Edi Wilson Marquez, um dos roteirista do Fé em Deus


Ao lado de Alexandre Henry, ele foi um dos roteirista do longa metragem Fé em Deus. Edi Wilson Marquez conversou com a Bauhaus Cultural. Ele além de fazer parte na equipe de roteiro deste filme, ele também esta ajudando o Alexandre na série Horas de Fúria. Confira comigo esta entrevista. 

BC: Como foi ajudar a escrever este roteiro do Fé em Deus?

EW: Um dia, durante a gravação de um projeto independente, conheci o cineasta Alexandre Henry. A gente conversou muito sobre cinema e objetivos em comum. Percebi de fato que, em  relação à sétima arte, nossos objetivos eram idênticos. Faltava para ambos, um trabalho que nos inserisse no mercado cinematográfico. Nessa época o Henry estava em vias de produzir o seu longa “Profanadores de Túmulo” e eu em fins de gravação de um longa do qual ele havia feito uma participação como ator. Alexandre Henry foi para Piraí gravar seu filme e eu fiquei bolando algo que tivesse o perfil dele. Então veio a premissa do “Fé em Deus”. Escrevi 37 páginas no mesmo dia, o que correspondia à primeira fase da trama e enviei a ele por e-mail. Alexandre Henry gostou tanto que pediu para segurar o roteiro porque ele não só iria produzir, como enriquecer a narrativa com novos personagens e ações. Por meses essas 37 páginas ficaram guardadas aguardando que ele voltasse. Até que um dia nós nos falamos por telefone e ele seguiu escrevendo a fase dois. Trabalhamos à distância, ele escrevia, mandava e eu revisava. Foi uma bela parceria e o projeto ganhou outras dimensões sob o ponto de vista dele. De certo que não foi nada fácil fazer esse trabalho, pois, algumas coisas mudavam conforme se ia rodando o filme e isso implicava  alterações no momento de gravar algumas cenas. Contudo ele é um cineasta bastante experimentado e conseguiu conduzir o filme sem ter que modificar o argumento. Na verdade escrevi tanto que já não sou capaz de precisar o que foi, o que está ou o que aguarda para ser produzido. Cinema independente é um processo difícil e lento devido às dificuldades que nos são impostas e falta de investimentos. Mas driblamos alguns desses empecilhos com muita garra e, volta e meia, conseguimos lançar um ou outro projeto.

BC: Além deste longa, quais filmes você foi roteirista?

 EW: Os que me vêm na cabeça no momento, falo dos que saíram do papel, foram os longas metragens “Sete Chaves e Uma Mensagem” (2018) com direção de Ale Barcellos;  “Atrás da Cortina” (2019) com direção geral de Marcos Wainberg e direção de cena de Waldo Piano; “Entre Laços”, ainda em fase de edição pela Three Filmes de Roque Carvalho, aliás, esse foi o último trabalho do saudoso ator Gilberto Marmorosch. Alguns curtas bem experimentais como “Reveses” (2016) com direção de João Filipecki entre tantos outros que não terei como citar sem me alongar muito.

BC: Além de roteirista, o que você faz?

EW: Sou completamente ligado ao cinema. Faço diferentes coisas dentro de um set. Lógico que não sou especialista em todas as áreas. Minha formação em cinema me dá autonomia para participar de áreas distintas, mas eu não me atrevo porque existem profissionais conceituados que se fizeram na prática. Então eu me preocupo mais em contribuir intelectualmente criando conteúdos para que possamos nos juntar e ter um trabalho para fazer. Estamos confinados, nada se move no setor, mas o bom de ser um roteirista é que estamos em movimentos constantes sem precisar sair do lugar. Nosso trabalho nasce no coração, se desenvolve na cabeça e é finalizado na tela de um computador. Precisamos de pouco para nos manter ativos.

BC: Algum projeto para este ano e o ano que vem?

EW: Eu não paro um dia sequer e estou, como já disse, em constante movimento. Então tem sempre algo sendo construído e sendo preparado para juntar meus companheiros e arregaçar as mangas. Esse ano estamos focados no piloto da nova série da Sphera Filmes Rio que o Alexandre Henry está pré-produzindo e vai assinar a direção. Trata-se do piloto premissa da série “Horas de Fúria!” que comecei a escrever em 2015. Após esse projeto eu ainda pretendo assumir a direção do longa metragem “Lutadores” que conta a história de um grupo de lutadores de telecatch dos anos 80 e os bastidores das lutas em que o principal objetivo era divertir o público. Era tudo armado, tinham os vilões e os mocinhos e o bem sempre vencia. Mas isso vai ficar para 2021. Lógico que a Sphera Filmes Rio vai assumir a produção e o Alexandre Henry a direção geral. Alguns nomes para integrar o elenco já estão na minha cabeça como Fábio Arruda, Boone Endlich, Jorge Coelho, Mag Schneider Danton Lisboa, Julyo Artaniel, Alan Viana, Paulo Fernandes e outros que sempre apoiam a mim e ao Alexandre Henry, mas tudo ainda não passa de um desejo.

BC: Uma mensagem para os fãs da Bauhaus Cultural.

EW: Aos agraciados leitores da Bauhaus Cultural, eu deixo uma mensagem positiva e entusiasmada para que acreditem sempre que o mundo vai se tornar um lugar melhor e mais justo. Todos os dias eu mentalizo dessa forma e isso me mantém otimista. Com tantas restrições que nos foram impostas, apeguem-se à leitura, aos produtos audiovisuais que estão disponíveis e principalmente à família. A soma de tudo isso traz equilíbrio do corpo e da alma. Tudo vai passar e esses momentos são apenas um aprendizado pelo qual nenhum de nós jamais passou. Paz e luz.



NÃO SE ESQUEÇA:



FÉ EM DEUS
Dia 20 de Novembro
Local: Cine Odeon. 21 horas.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Leitura dramatizada. Programa 20





Cheguei ao número 20. O Leitura dramatizada apresenta o Psicanalista de Jomar Magalhães. Conta a história de um paciente que tem um dilema: ele acredita que é um ser humano.

Desde ja agradeço ao Jomar e a você. Seguimos fimes e fortes nesta quarentena.



#fiqueemcasa

sábado, 6 de junho de 2020

Pour Louise ou a desejada virtude da resistência




Neste sábado, dia 6 de junho assisti a palestra da atriz Beatriz Tragtenberg. Ela falou sobre Louise Michel, uma das figuras mais fortes da Comuna de Paris. Todo o material desta palestra foi inspiração a peça Pour Louise ou a desejada virtude da resistência (vídeo acima).  Foram mostrados dados muito interessantes como depois da Comuna ter acontecido: Aprendizado gratuito para meninos e meninas, o fim da pena de morte, garantias aos trabalhadores por uma boa qualidade de vida. Tudo isso foi perdido com o fim da comuna por um golpe. O vídeo embaixo seria a palestra. Ambos tem mais de uma hora de duração. Você que esta ocioso nesta pandemia se eu fosse você, veria os dois. Desde já, agradecer ao Centro de Cultura Social. 









sexta-feira, 5 de junho de 2020

Top 10 de melhores filmes para advogados verem


Meu irmão Reinaldo Gallo é advogado. Por isso, é dele a sugestão do top 10 de filmes para advogados verem. Nesta lista, estão as palavras dele e não as minhas. Ela é uma lista para aqueles que se interessam por direito e questões judiciais.

1) Questão de Honra

"Foi o filme que me fez decidir estudar direito."Um código vermelho foi aplicado ao Soldado Santiago e com isso, ele morreu. Os personagens de Tom Cruise e Demi Morre são os advogados de defesa dos assassinos deste pobre homem.

2) Filadélfia

"Além da excelente trilha sonora Streets of Philadéfia com Bruce Springsteen, Tom Hanks e Denzel Washington dão um show de interpretação. Não é a toa que Tom Hanks recebeu o Oscar de Melhor Ator por sua atuação." A famosa história de um advogado que é demitido injustamente por ter o Vírus da Aids.



3) A Firma

"Dá para imaginar como é trabalhar sob pressão em um grande escritório de advocacia. Tom Cruise é selecionado para trabalhar em um grande escritório mas se vê dividido entre a ética da profissão e a integridade de si mesmo além de correr risco de vida"

4) Meu nome não é Johnny 

"O filme é nacional mas Cassia Kiss vivendo o papel da juíza e as suas reflexões valem a pena serem vistas." O Filme conta a história de um jovem que entra no mundo do Tráfico de Drogas e acaba sendo preso.

5) Kramer Vs Kramer

"Datado da década de 70, aborda um assunto ainda atual que é a disputa judicial pela guarda dos filhos pelo casal. Felizmente, hoje já existe a guarda compartilhada mas o assunto ainda gera muitas controversas. Merecido o Oscar para Meryl Streep"

6) Wall Street 

"Dá ao telespectador uma boa ideia do mercado de ações e das suas negociações. Destaque para a atuação de Charlie Sheen e Michael Douglas."

7) Acima de qualquer suspeita

"Excelente trama em que chega se a conclusão de que não se pode ter 100 por cento de certeza da culpabilidade do réu." O filme conta a história de um homem vivido por Harrison Ford que é acusado pela morte da amante.


8) O Mercador do Veneza

"Inspirado na obra de William Shakespeare, o filme retrata não só as origens do Direito Comercial em Veneza, como também, mostra o Julgamento de Antônio e Bassânio que correm o risco de terem uma libra de carne arrancadas dos seus próprios corpos."

9) Impacto Profundo

"Não é um filme sobre advogados ou a prática do Direito mas mostra a eficácia da Lei Marcial quando aplicada impedindo o aumento absurdo dos preços. Destaque para a atuação de Morgan Freeman como Presidente dos Estados Unidos. Importante para entender o Direito Constitucional e uma eventual aplicação da Lei Marcial" Um asteroide ameaça destruir a Terra. Cabe a um grupo de astronautas salvar o mundo.

10) O Concurso

"Não é um filme excelente ou para se guardar na estante de casa. Mas é uma sátira divertida da agonia a que se submete um candidato a concurso público. " O filme conta a história de 4 candidatos que chegam a ultima etapa no concurso para Juiz Federal: a prova oral. Porém há apenas uma vaga.

OBS: Gostaria de indicar também a série Suits "Homens de Terno" que alcançou a impressionante marca de nove temporadas,  é co estrelada por Meghan Markle, antes de se casar com o Príncipe Harry. A série retrata a rotina diária de um grande escritório de advocacia em Nova York. Vale a pena assistir!


quinta-feira, 4 de junho de 2020

Leitura dramatizada. Programa 19





Mato Grosso do Sul é destaque hoje. Fabio Arruda e eu declamamos a poesia de Manoel de Barros. Ele é considerado um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos. O que o Coronavírus separou, a Cultura nos uniu.


VIVA MANOEL DE BARROS!

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Leitura dramatizada. Programa 18





Leio neste video a Lenda do Primeiro Gaúcho. Um belíssimo texto que li na escola e que conta a história de um jovem que é feito prisioneiro por uma tribo indígena de nome Minuanos.



O resto não vou contar. Gostaria que todos assistissem este video.

terça-feira, 2 de junho de 2020

O que rolou de legal no Instagram no último fim de semana

Rede Globo > globo teatro - 'O Testamento de Maria' faz sessões no ...

O TESTAMENTO DE MARIA

O Sesc de São Paulo nos brindou com uma peça online via Instagram. O Testamento de Maria, monólogo da atriz Teresa Weinberg, conta a história de Nossa Senhora como ninguém. Ela narra as Bodas de Canaã até a vida de Maria pós ressureição.

PRESENTE ESPECIAL

Meu parceiro de Fé em Deus me convidou para ver a estreia online do curta de Marcio Veiga. Presente Especial é uma divertida comédia em que Fábio Arruda faz uma participação especial. A história é de uma menina chamada Camila cujos os pais esquecem a Festa de aniversário dela. Ao se encontrar com o namorado Lucas, Camila diz que estará sozinha em casa e pede para que ele vá se encontrar com ela para celebrar a data. Tem um único problema, o namorado da menina, que é um trapalhão, esquece de comprar o presente dela. É nessas horas que o amigo dele compra o presente e... já falei demais. Vejam o curta. 

Queria dar meu nota 10 a atriz Suellen Martines e ao ator Cleber Dias que faz o namorado da menina. Ele é muito engraçado.



segunda-feira, 1 de junho de 2020

Homenageados do mês de junho: Rute Gomes e Rafael Infante

Como em outras postagens em que dedicava duas pessoas, vou dedicar novamente a duas pessoas que merecem destaque: Rute Gomes e Rafael Infante.

Saiba porque dessas homenagens

RUTE GOMES


Além de ser a atriz de Fé em Deus o qual foi uma das entrevistadas deste blog, Rute Gomes é enfermeira esta na linha de frente desta guerra contra o Coronavírus. Ela tem dedicado sua vida em nome daqueles homens e mulheres internados por causa dessa doença que anda fazendo vítimas. 



Rute é a primeira a esquerda 

RAFAEL INFANTE



 Mesmo com a pandemia, Rafael Infante continua fazendo graça. Em especial, fez sua sátira voltando a fazer vídeo ao Porta dos Fundos. Esse por sinal é o melhor que eu já vi. Não parei de rir. Tanto é que neste vídeo, Patrícia Kogut deu 10 a ele.  Além de ser um ótimo comediante, é um grande amigo e um dedicado pai de família.


Eu de camisa azul ao lado do homenageado.