Uma grande alegria neste blog anunciar o vencedor do Prêmio Templeton 2019. O físico Marcelo Gleiser foi indicado para esta honra. O Prêmio Templeton é uma espécie de Prêmio Nobel da Espiritualidade. Grandes nomes já ganharam este prêmio como O Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá.
Marcelo Gleiser é carioca e tem 60 anos de idade. Ele é Professor da Dartmouth College em Hanover Estados Unidos. Ele também discute em seus livros tudo sobre ciência e religião.
"(Gleiser é) Um dos principais proponentes da visão de que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares da necessidade humana de abraçar e explorar o desconhecido", descreve Heather Templeton Dill, neta do criador do prêmio, em vídeo divulgado pela Fundação Templeton.
"O caminho para a compreensão e a exploração científica não é apenas sobre a parte material do mundo, e minha missão é trazer de volta para a ciência e para as pessoas que se interessam por ciência, esse apego àquele mistério. É fazer as pessoas entenderem que a ciência é apenas mais uma maneira de nos envolvermos com o mistério de quem somos", diz o astrônomo no vídeo.
'Devemos ter a humildade para aceitar que estamos rodeados de mistério'
Nenhum comentário:
Postar um comentário