Sartre em dose dupla.
Neste fim de semana conferi a Prostituta Respeitosa de Jean Paul Sartre. A peça conta a história de uma mulher da vida que se vê com uma contradição. Ela deve testemunhar contra ou a favor de um filho de um senador! Se ela mentir estará condenando um homem negro e inocente.
Casa de Comodos tem esta mesma questão: o preconceito racial no nosso país. O texto é inspirado em a Prostituta Respeitosa porém a trama se passa no Brasil. Ele foi escrito por Cecília Terrana, irmã de Anita Terrana.
Moral da histórtia: ambas as peças estão sendo encenadas no Solar de Botafogo. Em semanas alternadas. Esta semana, irá ser encenar a peça Casa de Comodos entre os dia 17, 18, 19 e 20 de julho. Na outra semana, entre os dias 24, 25, 26 e 27 de julho será encenado novamente A Prostituta Respeitosa.
ELE CONTINUA ATUAL!
Sartre tem frases bem interessantes.
"PEGARAM O NEGRO! NÃO FOI AQUELE, MAS FOI LINCHADO DO MESMO JEITO!"
"O INFERNO SÃO OS OUTROS!"
Neste nosso eterno questionar do porque estamos aqui, Sartre nos faz pensar muitas coisas a respeito da existência do ser bem como da banalidade do mal. Nós, moradores desse planeta, que respiramos o mesmo ar, ainda nos comportamos de maneira preconceituosa. Não aceitamos o diferente e Negamos o nosso coração por princípios mesquinhos.
Convido todos a verem as peças bem como a ler Sartre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário