quinta-feira, 16 de junho de 2011

The Bloom´s day!



Além de hoje ser o dia de São Rodrigo Gallo, o mundo todo comemora o the Bloom´s day ou melhor dizendo o dia de Bloom. Para aqueles que não sabem esse dia é em homenagem ao famoso livro de James Joyce chamado Ulisses. A trama se passa em um unico dia: 16 de junho de 1904; na cidade de Dublin na Irlanda.  Os personagens principais são Stefen Dedalus, Senhor e Senhora Bloom. Este livro tem tanta importância já que não existe apenas três personagens e sim vários personagens em uma Irlanda ainda dominada pelos ingleses. cada um tem a sua particularidade e por isso  um indivíduo que forma um coletivo.

Por que Bloom é tão especial?
Porque Leopold Bloom não mente e ele não pretende viver o melhor da vida. Ele não se auto-realiza e não esta celebrando o espírito da família perfeita. O personagem esta tentando, dia e noite, ver com clareza através do que Joseph O´ Connor chama de tempestades de confetes da memória que a cada momento as vidas são vividas (University Diary, 2011. P.1)

Esta história serviu de inspiração para muitos filósofos como é o caso de Agamben com sua teoria do Bloom.

Bloom seria um tipo humano recentemente aparecido no planeta, e que designa essas existências brancas, presenças indiferentes, sem espessura, o homem ordinário, anônimo, talvez agitado quando tem a ilusão de que com isso pode encobrir o tédio, a solidão, a separação, a incompletude, a contingência – o nada (Pelpart, 2003).


Segundo Giorgio Agamben (2005),  com o termo Bloom, se  nomeia os novos sujeitos anônimos, as singularidades variadas, vazias e dispostas a todos, que podem difundir-se por todos os lados porém  permanecem  inacessíveis e sem identidade. Porém pode ser nomeado com uma nova identidade. 

Maria Madalena na visão Celta


Estes trechos destacados são parte da minha monografia de A Comunidade sem Comunidade. Faculdade Escola Angel Vianna 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário