segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Teresa D´ávila. Solo

 


Pela primeira vez, usei o Teatro Vivo em casa para ver a peça Teresa D´ávila, solo. O Monólogo foi interpretado por Ana Cecília Costa e teve a direção de Elias Andreato. Este trabalho foi uma adaptação de uma peça para duas pessoas chamada A Língua em Pedaços escrita pelo dramaturgo espanhol Juan Mayorga. 

Na trama original, a santa é submetida a um interrogatório com um Inquisidor. Neste espetáculo solo, a nossa heroína conta sua própria história que vai desde a sua infância até a sua castidade. Falando da técnica, o jogo de luzes utilizado iluminaram o palco escuro e  lembraram a Cruz de Cristo. Com isso, ajudou na dramaticidade das cenas. 

Antes da peça, houve um pocket show da cantora Anna Setton. Um pouco de música para nos alegrar em meio desta pandemia. 


Próximo evento é Alice, retrato de Mulher que cozinha.

Garanta seus ingressos

https://www.teatrovivoonline.com.br/

sábado, 29 de agosto de 2020

Elogio da Loucura

 Leona Cavalli apresenta o solo "Elogio da Loucura" no #EmCasaComSesc - O  Beijo


Depois de Cláudio Tovar apresentar sua peça com o tema Loucura, chegou a vez de Leona Cavalli fazer o mesmo. Inspirado no livro de Erasmo de Roterdã, o monólogo Elogio da Loucura apresenta a loucura como uma personagem que faz crítica a lucidez. É preciso um pouco de caos dentro de si. É preciso ser um devir contínuo e desatar as amarras do crer para compreender e compreender para crer. 

A peça bem como o livro são muito atuais. Elogio da Loucura foi escrito em 1509. Todo o espetáculo, foi tirado deste clássico renascentista. O impacto maior foi a crítica feroz ao conservadorismo que busca a normalidade.  Esta normalidade que não é definida e muito menos ela é certa. Portanto, ninguém estaria pronto para esta vida especialmente nesta época em que vivemos a pandemia do Coronavírus.

A performance fez lembrar a música do Raul Seixas Maluco Beleza. 

Controlando minha maluquez/misturada com a minha lucidez. Vou ficar....ficar com certeza Maluco Beleza!



sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Leitura dramatizada. Programa 41





Para quem adora livros de aventura, faço a leitura de um trecho de um livro que eu adoro. O Livro das Maravilhas ou As Aventuras de Marco Polo. Escrito pelo próprio, Marco Polo nos convida a uma viagem pelo Oriente. Muito jovem, Marco Polo recebeu uma missão muito importante do Imperador Mongol Kublain Khan. Ele precisava viajar por todas as terras dominadas por ele e fazer um relatório detalhado de tudo o que ele estava vendo.

Neste, ele relata a vida de Buda. O trecho é muito legal porque ele fala da vida e da morte deste ícone do Budismo.



quinta-feira, 27 de agosto de 2020

PRÉ LANÇAMENTO DO FILME FÉ EM DEUS SERÁ ONLINE

 


Devido a pandemia do novo Coronavírus, o filme Fé em Deus terá sua pré estreia online. Para você saber como ficou o trabalho final deste longa, vá ao site aí em baixo e garanta o seu ingresso. 


Sinopse

Ana Lúcia é uma jovem mãe solteira que encontra dificuldades para criar seus dois filhos pequenos numa comunidade carente. Ela está desempregada e depende do seu pai, Bira, um motorista de ônibus em fim de carreira que vive com pouco mais de dois salários mínimos. O filho mais novo de Ana Lúcia é fruto de um relacionamento com Celinho, o chefe do tráfico da comunidade e isso deixa Bira contrariado. Para manter os netos longe do submundo, ele recusa de todas as formas que;o traficante ajude a sua filha e aos seus netos, mas a situação em que vivem de pobreza extrema leva Ana Lúcia a tomar uma decisão pelo bem das crianças. Ela sai de casa e vai viver em outra dentro da mesma comunidade alugada pelo traficante e se torna a amante oficial dele. As coisas melhoram e os dois meninos recebem boa educação com o dinheiro que Celinho dá para Ana Lúcia. Embora o mais velho seja filho de outro relacionamento da jovem, o traficante trata-o como se fosse seu. Bira se mete numa dívida com um pastor evangélico que pratica agiotagem na comunidade e perde a sua casa por não conseguir quitar a dívida. Ele engole o orgulho e pede ajuda à filha que leva o problema para o traficante. O pastor é obrigado a devolver não só a casa de Bira, mas também, além de perdoar as dívidas dos moradores da comunidade, devolver todos os bens que retirou deles. O que o traficante não sabe é que por trás do pastor existem policiais corruptos que vão cobrar a dívida. Celinho acaba sendo morto pelos policiais corruptos e a família agora fica a mercê do novo chefe da comunidade, Helinho Frajola, o segundo na hierarquia que quer ser dono de tudo que pertencia ao seu antecessor, até de Ana Lúcia. O sofrimento da família piora e eles conseguem escapar para outra comunidade. Anos depois os meninos crescem e o mais velho volta para vingar a morte do padrasto e tomar o comando da comunidade, enquanto o mais novo vira policial e tem a missão de impedir a violência no local. O destino irá colocar os dois em lados opostos.


Ficha Técnica: 

Direção: Alexandre Henry

Roteiro: Alexandre Henry e Edi Wilson Marques.

Trilha Sonora: Moustrack Moustrack Moustrack

Elenco: Vanessa Fontana, Daniel de Oliveira, Mag Schneider, Alexandre Henry, Fábio Arruda, Ana Felipe, Rodrigo Nascimento, Danton Lisboa, Rodrigo Gallo (eu), Juliana D´Oliveira, Fran Velho, Rute Gomes, Simone Navaro, Sara Navaro, Lorena Trevisan, Paulo Fernandes e grande elenco. 



quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Leitura dramatizada. programa 40





Firmes e fortes. este é meu lema para mim bem como de todos os atores que não param de atuar nesta pandemia. Este programa de número 40 e dedico a obra do imortal Nelson Rodrigues. As Gêmeas é uma crônica do drama rodriguiano e foi adaptada ao teatro pelos alunos da saudosa Bia Junqueira. Tive o imenso prazer de encenar no Teatro Tablado no Rio de Janeiro.

Osmar esta apaixonado por Marilena. Um dia, ele conhece a irmã gêmea de sua amada. Seu nome é Iara. Este personagem percebe que se sente noivo de duas. Porém sua Marilena pede para que ele não brinque assim muito menos evite de falar com a irmã. O resto....não posso falar.

Da um like

Se inscreva no meu canal.

O mais importante, fique em casa



terça-feira, 25 de agosto de 2020

Diário de um Louco

 Resenhando.com: .: Grátis: Claudio Tovar encena "Diário de um ...


Em sua casa, o ator Cláudio Tovar encenou o texto de Nicolai Gogol Diário de um Louco. Sua esposa, a atriz Lucinha Lins, foi sua câmera man e fez questão de apresentar o marido. O que mais importante é que Cláudio Tovar fez uma performance nota 10 com uma indumentária inspirada na arte de Arthur Bispo do Rosário. Isso mesmo, ele conta a história de um homem que sofre de uma esquizofrenia e ele relata os horrores do manicômio. 

O texto é tão atual que bate de frente com o que os movimentos anti-manicomiais sempre criticaram: os maus tratos das pessoas que sofrem de doenças mentais. Atualmente, psicólogos de todo o Brasil vem denunciando os abusos cometidos por institutos que abusam do poder de prender estes tipos de indivíduos. Portanto, a arte e a psicologia sempre andaram juntas em prol de uma melhor qualidade de vida para os nossos hóspedes, segundo nossa mestra maior Nise da Silveira. 

Parabéns ao Sesc que nos presenteou com esta peça. 

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Pandas ou Era uma vez em Frankfurt

 




Tive o prazer de ver O Festival de Teatro Online da Banquete Cultural. Dos selecionados que estão neste vídeo, consegui ver uma peça. Pandas ou Era uma vez em Frankfurt conta a historia de Um casal de desconhecidos que acordam na mesma casa. Ambos trazem apenas fragmentos da noite anterior. Eles precisam um do outro para montar esse grande quebra cabeça de sentimentos e memórias.
Esta experiência foi concebida durante a quarentena da Covid-19, com os artistas envolvidos, isolados em suas casas. Adaptação do texto teatral, “A História dos ursos pandas (contada por um saxofonista que tem uma namorada em Frankfurt)”, do dramaturgo romeno, Matei Visniec.

Novamente, os temas como a solidão, ainda assombram os dias de hoje principalmente em que estamos reféns dessa pandemia. Os diálogos são bastante pertinentes. Os personagens estão muito frágeis no momento de estarem solitários. Para eles, um simples pedido como fica comigo esta noite, dá aos indivíduos um alento como uma única saída para serem felizes.  


A peça online teve duração de 40 minutos. O elenco é de São Paulo e é formado por Nicole Cordely, Mauro Schames e Bruno Kott.




sábado, 22 de agosto de 2020

Entrevista com Therla Duarte. a atriz do média metragem Tiro Certo. Rio em Chamas

 


A atriz capixaba Therla Duarte foi matéria deste blog a um tempo atrás, volta com toda a força para apresentar o média metragem Tiro certo - rio em Chamas. O filme é do Roger Davill. . No elenco estão além da própria Therla:  Cláudio Mascarenhas, Claudia Alencar, Ricardo Brandão, Marcos Jeeves e grande elenco.

BC: Qual é a sinopse deste média metragem? 
TD: TIRO CERTO RIO EM CHAMAS é uma ficção policial em média metragem  que conta a história de um Sniper afastado de suas funções por distúrbios psicológicos que luta para retomar a auto confiança de seus colegas em sua profissão.

BC: Fale um pouco do seu personagem no média-metragem Tiro Certo
TD: A Glaucia minha personagem faz a companheira dele, ela é dócil ,dedicada e é a base pra recuperação do sniper vivido pelo Claudio Mascarenhas.Ela tem um filho que é enteado dele onde ele cuida como se fosse filho.

BC: Alem deste filme, conte para a Bauhaus Cultural seus próximos projetos
TD: Próximo trabalho Vou fazer a Domitila e a voz da Inteligencia (Laura) na Web série. Também farei A Quarentena do Imperador que é uma produção de Gorilla´s Play para o canal Descomplica Brasil. Roteiro e Direção de Régis Rothfilber. Em Janeiro gravei uma participação na Série Filhas de Eva que ainda será exibida na tv Globo.

BC: Uma mensagem aos amigos da Bauhaus Cultural
TD: Aos amigos da Bauhaus Cultural desejo muita saúde e que venham dias melhores !!! Cheios de Arte , amor e sucesso.


sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Cartas para um outro tempo

Cartas para um Outro Tempo, é uma... - Sesc Santo André | Facebook 


A São Paulo Companhia de Dança apresentou Cartas para um outro tempo no Fique em casa com o Sesc. Os bailarinos Letícia Forattini e Otávio Portela foram os anfitriões deste trabalho maravilhoso. Inspirado em relatos de pessoas que se encontram em quarentena, o casal dança a solidão e o isolamento. Ao preencher o espaço limitado com movimento, eles nos convidam a dançar com os olhos e sim...existe arte na quarentena. Uma casa simples se tornou o palco mesmo com a presença dos móveis que se tornaram instrumentos de inspiração como por exemplo dois espelhos. 

Nota 10 ao #fiqueemcasacomosesc. Veja os programas desse fim de semana. Tem mais!

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Leitura dramatizada. Programa 39





Próxima semana faremos 40 programas. Firmes e fortes fazendo arte e contra o Coronavírus.

Mais um conto de vampiros, Dessa vez, Adriano Siqueira faz leituras de seus contos. Destaque para o Adorável Noite. Este livro foi apresentado no programa Cuecas de Plantão onde Wagner Torres foi o anfitrião. Por sinal, o programa do Cuecas foi um dos melhores exibido na Alltv no ano de 2011.

Mate a saudade do Cuecas de Plantão e do Adorável Noite.

#fiqueemcasa

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Leitura Dramatizada. Programa 38





Ela esta no ar! Vampirelle, a vampira de Curitiba faz muita leitura de um conto de terror chamado "Vampíricos Nenúfares" .Um trabalho lindo e sensual. Parabéns a atriz e modelo Belle Aguiar. Teremos mais surpresas maravilhosas ainda nesta semana. AGUARDEM!




segunda-feira, 17 de agosto de 2020

MURIBECA- Algo sobre viver

 Muribeca- Algo sobre viver - Sympla


O desabafo de alguém que vive a extrema miséria! Este é o monólogo Muribeca-Algo sobre viver. Reinaldo Patrício nos convida visitar o íntimo deste homem que vive sua loucura e sua lucidez. O cenário: um lixão. O objetivo deste homem é não viver e sim sobreviver. 

Como já dizia Bertolt Brech, a maldade dele passa fome. Neste trabalho impressionante de  Reinaldo Patrício sobre pobreza, o miserável não vive sobrevive. Em meio a esta pandemia, este ser não sabe se ele se isola ou se ele sai de casa para tirar do lixão restos de comida ou de roupas para que ele possa se sustentar. 

Convido todos a irem para o Sympla e compre seus ingressos e deixo uma reflexão. Depois da pandemia, o que acontecerá com estes miseráveis....


  https://www.sympla.com.br/muribeca--algo-sobre-viver__933863

sábado, 15 de agosto de 2020

(A MONTANHA VAI A) SÍSIFO

 Gregório Duvivier encena personagem mítico em home office, hoje ...


Gregório Duvivier esta em casa com o Sesc. Sua peça (A Montanha vai a) Sísilo foi uma das peças online do Sesc São Paulo. Inspirado em seu livro Sísifo, Greg (para os amigos) encarna em inúmeros personagens. Todos eles tem um tema em comum: a re-significação da vida contemporânea o qual é  bem pertinente já que vivemos em um tempo de pandemia. O novo normal faz com que estes personagens tentem sobreviver em um ambiente bastante hostil. Talvez, um ambiente onde "o normal" nunca foi o "normal" e sim o anormal. Agora...mais anormal ainda. 

Novamente, quero dar parabéns ao Sesc SP por nos dar esse presente. A peça foi maravilhosa e quero dar os parabéns pela direção e co autoria da peça ao Vinícius Calderoni. Sem ele, o espetáculo não seria uma realidade. 

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Ofélia, a travesti gorda


A Pandemica coletivo apresenta Ofélia, a travesti gorda. 

O monólogo apresentado por esta atriz trans faz uma crítica não só ao preconceito as pessoas trans, como também faz uma dura crítica a homofobia e a gordofobia. 

A peça é um grito de indignação. A sociedade, incluindo a nossa, molda o homem e a mulher com o corpo perfeito. A famosa barriga tanquinho. Claro! Temos a questão do Brasil ser ainda um dos países que mata mais pessoas trans no mundo. 

Hoje é o último dia. Sempre às 21:30. Para ter acesso a peça, vá ao Instagram da Pandemica Coletivo. 



quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Leitura Dramatizada. Programa 37





OS VAMPIROS INVADEM A LEITURA DRAMATIZADA!



Hoje, Dione Mara é a nossa convidada. Ela faz uma leitura de um dos seus contos que esta no seu livro DNA. Este livro tem meu parceiro Adriano Siqueira. Ele fez uma super participação no Cuecas de Plantão



SEMANA QUE VEM. NÃO PERCAM. VAMPIRELLE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Leitura Dramatizada. Programa 36







Depois de ler um texto meu inspirado em Macbeth, leio a Mui Lamentável história de Piramo e Tisbe. Esta peça está escrita em outra peça de nome Sonho de uma Noite de Verão de William Shakespeare.
Esta comédia conta a história dos amantes Piramo e Tisbe. Ambos separados por um muro. Eles resolvem se encontrar em um túmulo para usufruirem do amor que um sente pelo outro. O resto, só vendo o vídeo.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Na Hora do Adeus

Na Hora do Adeus Instagram Live | Rádio Rio de Janeiro

Marcus Tardin e Kenny Alberti estão na peça online Na Hora do Adeus. O tema muito delicado que é o luto e a melancolia. A perda do ser amado, faz com que a viúva dele entre no pesadelo do álcool. Através da imaginação dela, surge um diálogo com o o espírito do marido. Ela procura dar sentido a vida que para ela acabou.

Lidar com este tema do adeus bem como a vontade de morrer, são temas bastantes pertinentes. Ainda é um tabu se falar em suicídio bem como falar sobre a drepressão. Para muitos é uma doença de "fresco".

Convido todos às 19 horas, no Domingo a irem para o instagram dos atores da peça e curtirem a peça Na Hora do Adeus. 



segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A Arte de encarar o medo



Em quarentena há 5.555 dias, sobreviventes de um futuro distópico lutam contra a solidão, depressão e medo do contágio de um vírus que mergulhou o mundo em uma pandemia. Isolados, eles criam um grupo na internet para se conectar uns com os outros, e encontrarem alívio para a angústia frente à pandemia e aos ataques diários contra a democracia brasileira por um governo autoritário.

A dupla Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez renova novamente ao fazer esta maravilhosa peça pelo Sympla. Gostaria de dar o meu 10 para Nicole Puzzi. A Apresentadora do Pornolândia e musa do Cinema Brasileiro na década de 80, continua encantando a tudo e a todos. Além disso, queria dar destaque aos atores mirins Nina Denobile Rodrigues e Pedro Lucas Alonso. Eles deram um ar de leveza e é claro as crianças têm muito talento.  

A analise que faço deste espetáculo são várias. Gostaria de destacar a tese de Zigmund Bauman onde ele fala sobre O amor líquido. Relações feitas durante as interações na internet e que desaparecem. O Medo de ficar sozinho onde se cria patologias como TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Essas são algumas das consequências em que o medo nos transforma reféns. 


ANOTE AÍ:



Sexta a domingo | , Sexta e sábado, 21h e domingo às 16h 

Espaço Satyros Digital /sympla

sábado, 8 de agosto de 2020

Leitura Dramatizada. Programa 35




Analu Palma esta no Leitura Dramatizada. a atriz e escritora lê um trecho do livro que ela escreveu. Ele se chama Fase Carmim.



Para mim é uma honra depois que eu soube que ela venceu a Covid-19. Continuem comigo. Me sigam nas redes sociais.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Leitura Dramatizada. Programa 34





Neste programa, a atriz Fabiana Salabertt faz a leitura de um texto de Clarice Linspector A Bela e a Fera. Ela foi uma das estrelas de outra leitura Sonho de uma Noite de Verão de William Shakespeare.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Top 10 de filmes que vi na quarentena 2


A foto não tem nada haver com os filmes. Porém,este é o novo normal enquanto continua esta pamdemia do Coronavírus. Por isso, vai o top 10 de filmes que vi nesta pandemia. Esta é a segunda lista.

1) A Vida Invisível.

A história é emocionante onde vemos duas irmãs. Enquanto uma foge de casa por causa de um marinheiro, a outra se casa e se torna uma Dona do Lar.

2) Bacurau

Um super filme brasileiro onde os moradores estão inquietos com o desaparecimento de sua cidade Bacurau no mapa. Além disso, ataques misteriosos rodam a cidade.

3) O Doutrinador

Um filme maravilhoso de ação rodado no Brasil. Um policial honesto perde sua única filha vítima de bala perdida. Ele percebe que o hospital onde ela foi tratada, tem a sua renda cortada pelos poderosos. Ele declara Guerra a Corrupção.

4) A Hora do Rush 2

Jack Chan e Chris Rock estão juntos de novo neste filme. Dessa vez, nosso Chris esta aproveitando as férias na China. Porém, surge uma missão bastante importante para o nosso amigo chinês que vão levá-lo aos assassinos de seu pai.

5) Família Addams

Para quem não viu a versão recente dessa comédia não sabem o que estão perdendo. Dessa vez, a história  se passa no casamento de Gomez e Morticia. Conta a história de como eles formaram sua família horripilante.

6) Mãezinha

Agora, vou falar um pouco dos curtas e médias metragens que vi na quarentena. Este média é um documentário emocionante rodado em plena quarentena onde um filho conta a história de sua mãe. Nesta aventura, ele vai visitar está senhorinha da casa amarela. 🏠

7) Presente especial.

Rodado no Mato Grosso do Sul, o filme conta a divertida história de uma jovem cujo os pais e os amigos se esqueceram do aniversário dela. Ela chama o namorado para uma festinha bem erótica. Ele compra uma roupa muito sexy para ela. O problema e que tem... gente, falei demais.

8 )A menina dos meus olhos

Uma linda história onde uma jovem estudante vai ser modelo de um pintor.

9) Da Janela de Jorge

Rodado no Panamá, através da Janela de seu estúdio, um pintor fala sobre seu trabalho bem como a vida que passa lá fora.

10) O tempo

Este curta foi rodado em Mogi das Cruzes e através de histórias paralelas, ele relação tempo.



Até a próxima camaradas e fique em casa.


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Sonho de uma noite de verão


Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare foi lida por um grupo de atores comandados por Marcelo Lacunas. 

Fabiana Salabertt e grande elenco estiveram presentes nesta comédia deliciosa. Para muitos, uma das melhores peças que Shakespeare escreveu.

Parabéns aos atores e a todos os envolvidos. Uma iniciativa maravilhosa que possibilitou o público ver a leitura pelo Google Meet.

Neste momento de pandemia, nada mais justo que nos deixar sonhar nesta floresta mágica onde encontramos Puck e Oberon.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Sesc em Casa. Menção honrosa para o Colectivo Lastesis

O projeto fique em casa com o Sesc brindou os internautas com dois monólogos maravilhosos. Cada um deles, com duas mulheres sensacionais: Fabiana Gugli e Soraya Ravenle.

Terra em Trânsito 




A peça conta a história de uma cantora lírica que esta prestes a entrar no palco. Ela tem um ganso de estimação que esta louca cria para comê-lo depois. entre uma loucura e outra, ela mostra ansiedade ao entrar no palco quando dão os 3 sinais. A peça foi dirigida pelo sensacional Gerald Thomas.. Na primeira vez que esta peça foi encenada, Fabiana Gugli tinha apenas 30 anos. 


Instabilidade Perpétua



Outra peça do Sesc com a maravilhosa Soraya Ravenle faz a peça Instabilidade Perpétua. O Monólogo é inspirado no livro de mesmo nome onde ele é um ensaio de redescrição pós-metafísica do ser humano. Pensa a existência humana e as culturas a partir do trânsito topológico entre o abismo-fenda, o alético-emergente e o mundo historicamente instituído (fonte Google Books). Nossa heroína encarna em um personagem bastante complexo que beira a loucura e a lucidez. O espetáculo foi dirigido por duas conhecidas minhas Stella Rabelo e Julia Bernat.

MENÇÃO HONROSA: COLECTIVO LAS TESIS

Não poderia dexiar de fazer esta menção honrosa a a este grupo oriundo do Chile.As moças desse coletivo participaram de um chat bem legal do canal da Metropolitana Gestão Cultural. O nome do vídeo que vi se chama El Violador eres tu. Nesta performance, as performers fazem uma denúncia muito séria contra o crime de estupro. No brasil, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. estes ddos são preocupantes em grande paerte da América do Sul em especial o Chile. 


Lastesis: fenômeno na internet e nas ruas, as autoras do hino ...


sábado, 1 de agosto de 2020

Homenageado do mês de agosto: Juracy de Oliveira



Juracy de Oliveira é nosso homenageado do mês de agosto. Responsável pelo Pandemica Coletiva, ele esta dando um presente a todos os brasileiros com suas peças online. 

Em julho pude ver trabalhos maravilhosos e este mês promete.

Anote aí o que vem de bom.