quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Workshop ator autoral. Ribamar Ribeiro


Hoje termina o workshop ator autoral no Teatro Café Pequeno.


Tive a honra de ter participado de um workshop muito dinâmico e muito inovador. Ribamar Ribeiro tem um vasto currículo ao lado do grupo Ciclomáticos. Mais uma vez, fica uma lição muito importante neste workshop. Como atores e atrizes são criadores e de como eles ajudam diretores e produtores na realização do espetáculo. Fiz amigos para a vida toda. Nunca pensei que eu fosse trabalhar com um grupo tão alegre.

Aqui em baixo, vemos a criação de atores e atrizes que fizeram este workshop conjunto.


Nesta primeira foto, nos separamos em um grupo de 4 pessoas e pensamos qual cena fazer através de frases de ação que trouxemos de casa.


Na segunda foto, temos o resultado. Através de um Dadaísmo, colocamos o abstrato no concreto. O resultado foi esse. Uma improvisação como tema A TELEVISÃO.  









terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

No Carnaval Vale Tudo




Carnaval chegando nada melhor do que ver um bom filme de terror. Estrelado por Amanda Felicori, o filme traz uma misteriosa mulher que seduz um pobre cidadão o levando para o motel. No Carnaval Vale Tudo...até encontrar o mal. Cheio de sangue e sexo, o filme prende você do começo ao fim.

CURTA O CURTA

E

BOM CARNAVAL.

Direção: Hevelcio Parente

com Participação Especial de Edward Mcfyte

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Cia Cerne: Ainda Aqui

Cia Cerne: Ainda Aqui: Foto: Vinnicius Calian Escrito e dirigido por Vinicius Baião, o espetáculo “Ainda Aqui”, da Cia. Cerne, foi criado a partir d...







Uma família destruída pela violência da Ditadura: um filho morto durante um interrogatório, sua mãe com Alzheimer e um pai tendo que lhe dar com a situação de luto. O Drama Ainda Aqui é um alerta para todos aqueles a favor da intervenção militar. A peça é tocante e trabalha muito bem na questão do Luto e da Melancolia. O elenco é formado por apenas dois atores e juntos fazem 10 personagens. Higor Nery e Leandro Zanobia são os atores responsáveis pelo sucesso da peça. A Cia Cerne esta na ocupação do  Teatro Café Pequeno juntamente com muitas outras Companhias de Teatro. A Fetaerj(Federação do Teatro do Estado do Rio de Janeiro) esta comemorando 40 anos de existência. O presente é para todos os cariocas que amam teatro. Esta semana, irá começar um workshop com o ator e diretor Ribamar Ribeiro.  As inscrições estão encerradas.



se você quiser saber de mais informações procure o site da Federação e fique por dentro da ocupação.



A imagem pode conter: texto






http://www.fetaerj.com/

ps: A direção e a autoria da peça Ainda Aqui é de Vinícius Baião

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Gritos Contidos. Melhores momentos


Foi um espetáculo. Nota 10 a premiação do Concurso de poesia Gritos Contidos. A Cerimônia aconteceu no espaço nobre do Palácio Pedro Ernesto na Cinelândia às 15 horas. Poetas do Brasil e dos países de língua portuguesa mandaram suas poesias. No final 20 foram escolhidas e deram origem ao livro. Vanessa Fontana e Renata Fabris foram as anfitriãs deste belíssimo evento que teve uma performance de intervenção teatral de  Vanessa e com direção de Gisele Alves Pinheiro.  Também houve presenças ilustres como a Primeira Dama do município do Rio de Janeiro Sylvia Jane Crivella, o ex-deputado estadual Fernando Gusmão e a apresentadora do Programa Entrevstar Gabriela Sandoval. 








OS JURADOS:

Mario Gomes, Bartolomeu Buarque de Hollanda e Rodrigo Gallo (eu) ganharam publicações do livros Gritos Contidos e também uma corujinha, símbolo do concurso. Durante a cerimônia, Rodrigo Gallo leu uma pequena carta agradecendo à Vanessa e a Renata pelo privilégio de ser jurado. No final dela estava escrito Que Vença o Melhor!




O VENCEDOR:

O Vencedor do Concurso foi um homem de 70 anos oriundo de Belém do Pará. Seu nome é Lobato de Andrade com a poesia Evolução & Desencanto.

EVOLUÇÃO & DESENCANTO
Lobato de Andrade
De monólito em lascas Deus fez o mundo.
O sol curioso iluminou o horizonte,
A lua vaidosa mirou-se na fonte,
E o poeta comtemplou pensabundo.
Alceu com trovas amou Sapho adorada
Sob o rendado de um céu lesbiano
Sem perceber que num terceto ufano,
Já era de Átis o coração da amada.
Li Pó dançou com a sombra e a lua
Ao som cavo das esferas no espaço,
Co’uma botija de vinho ao regaço
Adormeceu sobre as alfombras da rua.
Nos líricos saraus de poesias,
Casemiro de Abreu nas madrugadas
Com odes cortejava às bem amadas,
Nas métricas de doces melodias.
A sextilha da abolição surgia
Nas rimas de um Castro Alves contundente ;
Com a literatura independente,
Rompeu os elos que ao cativo oprimia.
No Parnaso Bilac com ouro fundia
Sonetos com as estrofes cristalinas.
Cruz e Souza compilou sonoras rimas,
E em tercetos simbolizou harmonia.
Na inquietação o estro já fatigado
Permitiu a licença de versos livres.
A anarquia nos verbos e adjetivos,
Alienaram os dogmas do passado.
A pena de Drummond não obedecia
E o vate com pedras pôs-se a versejar.
A sátira profanou Gonçalves Dias...
Sabiá emudeceu – Gorjeia o mar!
Graça Aranha chutou a toga e a cadeira,
E abriu a semana da arte sem lirismo.
Bandeira hasteou-se ao modernismo
Qual um pendão de festival de besteira.
Desmoronou o parnaso e o olimpo!...
Gemebundo, de epiderme pergaminho,
O Anjo aflorou da nauseabunda terra
E o filho do carbono declarou guerra;
Furibundo chutou as pedras do caminho.
A anarquia nos verbos e adjetivos,
Alienaram os dogmas do passado.
A pena de Drummond não obedecia
E o vate com pedras pôs-se a versejar.
A sátira profanou Gonçalves Dias...
Sabiá emudeceu – Gorjeia o mar!
Graça Aranha chutou a toga e a cadeira,
E abriu a semana da arte sem lirismo.
Bandeira hasteou-se ao modernismo
Qual um pendão de festival de besteira.
Desmoronou o parnaso e o olimpo!...
Gemebundo, de epiderme pergaminho,
O Anjo aflorou da nauseabunda terra
E o filho do carbono declarou guerra;
Furibundo chutou as pedras do caminho.


Lembro só uma coisa importante. Para mim, todos são vencedores. Espero que mais poetas, independente da idade surjam. 

FIGURINHA CARIMBADA.

Vanessa Fontana é a minha figurinha carimbada. Seu esforço bem como sua vontade de fazer um evento como esse, nos enche de muita alegria. Um evento que teve  um grande número de escritos e teve uma produção impecável. Nada mais justo que dar a ela esse destaque. Desde já Vanessa, considere a Bauhaus Cultural a sua segunda casa. Bauhaus significa casa em construção. Portanto, a cada dia que passa aprendemos coisas novas. Portanto, o homem é uma eterna casa em construção. Aprendendo novas coisas todo santo dia. AMÉM. 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Gritos Contidos


Atenção.  Notícia extraordinária 

Amanhã será a premiação do concurso de poesia Gritos Contidos. Vanessa Fontana e Renata Fabris convidam para uma tarde única no Palácio Pedro Ernesto.

No evento, a Primeira Dama do Município do Rio de Janeiro  Sylvia Jane Crivella será homenageada pelo seu trabalho como escritora. Também haverá uma apresentação de um pequeno texto de Vanessa Fontana com direção de Gisele Alves Pinheiro.

A banca formada por Rodrigo Gallo, Mário Gomes e Bartolomeu Buarque de Hollanda tiveram um trabalho bem difícil. Foram 20 poesias e todas elas muito bonitas. Que vença a melhor. 



'

Zélia Duncan em Totatiando

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Pode uma cantora misturar teatro e música. Pode sim! Zélia Duncan fez isso ontem no Teatro das Artes com seu espetáculo Totatiando. O nome pode soar esquisito mais são poesias de um compositor bem conhecido de São Paulo. Seu nome é Luiz Tatit.

Ao fazer este espetáculo podemos entender que música é poesia e poesia pode se tornar performance e performance pode se transformar em teatro. Com isso, Zélia fechou com chave de ouro suas duas únicas apresentações no Shopping da Gávea. 

Sentiremos saudades.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Bloco da Orquestra Voadora Carnaval 2016

CARNAVAL!



Todo ano, as vésperas do carnaval, A Orquestra Voadora lança um vídeo de como foi o Carnaval ano passado. Dias atrás, eles mandaram este vídeo do Carnaval de rua no Rio de Janeiro em 2016. Nossa cidade estava recebendo os Jogos Olímpicos. Olha que animação foi tão grande que rolou até Tim Maia.



Para este ano, a Orquestra Voadora promete. Se você adora o Carnaval, vai adorar os vídeos do youtube. São uma animação só. o grupo chegou até se apresentar em outras cidades como a Cidade de São Paulo em 2015. Aqui em baixo, vocês podem se divertir com este grupo que faz todo mundo dançar.



https://www.youtube.com/channel/UCpzbzcDQsMpVLLZ5-qoeJeA




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Para onde ir



A Receita é simples: Primeiro adicione Dotoiévcki. Logo em seguida coloque Rimbaud. Pronto! você tem uma homenagem à Brecht. Yashar Zambuzzi faz adaptação dos textos destes autores. Daí  surge esta peça dirigido por Viviani Rayes. Para onde ir conta a história de um bêbado que chora suas mágoas por tudo de ruim que aconteceu em sua vida.  O expectador entra em um taverna e lá esta nosso herói: sentado em uma mesa ao fundo bebendo cachaça. Logo em seguida, este pobre miserável começa a interagir com o público indo de mesa em mesa.
O trabalho de Viviani é belíssimo. O Espaço Rogério Cardoso, se torna nas mãos de Viviani a Taverna Rogério Cardoso. Na entrada, se oferece uma dose de cachaça ou de café. O público é que escolhe.  Ao entrar, a luz bem como a fumaça artificial, nos dá a sensação de entrar em um lugar sombrio do século XIX. daí prepare os seus corações para o que há de vir.

O ALCOOLISMO

Esta comprovado pela Organização Mundial da Saúde que o Alcoolismo é uma doença. Ela se caracteriza como a Doença da Negação.  Muitos dos indivíduos que têm este tipo de problema culpam os outros e nunca se culpam. O grande obstáculo que eles têm que enfrentar, são vários. O primeiro admitir que esta doente e procurar ajuda. Os AA (Alcoólicos Anônimos) estão para ajudar. Este é um grupo por formado por dependentes de álcool onde estes se ajudam através do compartilhamento.


A peça esta em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim de terça à sábado 20 horas e domingos às 19 horas. Vai até dia 19 de fevereiro.




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Florence: quem é esta mulher?

Vocês me perguntam: Quem  é essa mulher? eu respondo que é Meryl Streep. Ela esta indicada ao Oscar de melhor atriz por um filme e ela faz par romântico com o Rei das comédias românticas:  Hugh Grant. O filme Florence: Quem é essa mulher? conta a história real de uma velha atriz que decide cantar. Só que ela tem um problema: ela é completamente desafinada. O engraçado desse filme é que mesmo sendo desafinada, o filme mostra como ela deu a volta por cima. 

Quem gosta do trabalho de Meryl, vai adorar este novo trabalho dela. Ela interpreta um papel muito difícil. Interpretar alguém que é desafinada e tem uma doença como a Sífilis não é para qualquer um. Segundo alguns especialistas em filmes estaria entre ela e Viola Davis para ganhar o Oscar.  Acredito que esta entre ela e Isabelle Hupert. 

A SORTE ESTA LANÇADA. 




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Top 10 sala de cinema


Com este video da Avant Première do Velório em Família, começo um novo Top 10 sala de cinema. Em muitos filmes, vemos salas de cinemas como à nós conhecemos. Chegou à vez de fazer um top 10 no estilo escurinho no cinema.

1) Cinema Paradiso. Itália

A História comovente da amizade de um projetista de filmes e de um menino cinéfilo é o primeiro da nossa lista. O filme conta a história de uma sala de filmes  que sobrevive a Segunda Guerra Mundial e é destruído nas épocas presentes.

2) Bastardos Inglórios. EUA, Alemanha, França e Reino Unido.

Em um cinema de Paris, uma jovem judia tem um terrível plano, queimar todos os nazistas dentro da salA de cinema onde é projetado o filme O Orgulho da Nação. Sob a direção de Quentim Tarantino, o filme sala de Guerra e Cinema.

3) Cine Magestic. EUA

Um belíssimo filme atuado por Jim Carrey no qual um homem se memória vai tentar abrir um cinema fechado por anos. Ele consegue! Veja a proeza desse homem vendo o filme.

4) Um Filme Francês. Brasil

Dirigido por Cavi Borges, o filme conta a história de uma diretora e de seus atores que vão lançar um filme brasileiro alá francês.

5) Cine Paissandú. Brasil

Um outro filme maravilhoso sobre um a sala de cinema que infelizmente fechou suas portas. Dalí grandes diretores de cinema como Domingos de Oliveira contam como era estar no Cine Paissandú.

6) Ed Wood. EUA

Este foi o pior diretor de todos os tempos. Porém o filme de Tim Burton mostra um homem que lutou até o fim para fazer seus filmes. A última cena é antológica já que mostra Ed e sua futura esposa saindo do cinema para se casarem.
 
7) Hail Cezar. EUA

O filme é uma sátira as produções de Hollywood. Um filme imperdível estrelado por George Clooney, Ralf Fiennes e grande elenco. Claro, falando em cinema tem que se falar das salas de cinema.

8) Dragão, a história de Bruce Lee. China e EUA

O filme conta a trajetória do mestre das artes marciais. Vai desde os sets de filmagem de O Besouro Verde até o filme Operação Dragão. Muitos não sabem, mais o filme Dragão Chinês foi exibido em Macau, antiga cidade com influência portuguesa na China.

9) La La Land. EUA

Indicado ao Oscar de melhor filme, vemos um casal que sonha com a fama. Eles têm como uma das metas ver o filme Juventude Transviada com James Dean. Só que o filme falha.

10) A Filha do Presidente. EUA

Um conto de fadas onde a filha do presidente (Kate Holmes) vai para um cinema comer pipoca com chocolate. Um ótimo filme com um toque de conto de fadas.

ATÉ A PRÓXIMA CAMARADAS E BOM FILME!!!!!!!!!!!!!


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva



ELA ESTA DE VOLTA. LINDA, SEXY E COM TOC!

A divertida Tatá Werneck é a protagonista do filme Toc: Transtornada Obsessiva Compulsiva. Nossa pequena notável é Kika K. uma atriz que sofre de Toc: Transtorno Obsessivo Compulsivo. Ela é muito famosa além de ser uma autora de um livro de auto-ajuda. Só que na verdade, ela não é a autora desse livro. Na noite de autógrafos, ela conhece seu escritor fantasma o qual ele a presenteia com um livro: o dela. Em seu apartamento, ela começa a ler o livro e descobre uma mensagem para ela. Nossa heroína precisa descobrir qual é a palavra chave para esta ter um sentido para a vida. Para Isso, Kika K terá uma ajuda. Um vendedor de livros amante da maconha que a leva nesta aventura recheada de ação, comédia e romance. 





Nota sobre o filme: Neste filme além da talentosa Tatá, o filme tem dois atores veteranos que roubam a cena: Vera Hotz e Mario Gomes. Vera faz o papel de sua empresária e Mario Gomes faz seu motorista. A participação especial fica com Ingrid Guimarães. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Depois dos Jogos Olímpicos: o abandono.

😆😆😆

O Maracanã e as Arenas Olímpicas estão abandonadas. Depois da euforia, veio a decepção. O descaso com o esporte Brasileiro e aos Cariocas, em especial, é triste. Aquilo que era para ser um legado para a cidade, se tornou um desastre. O que me pergunto é, será que vai acontecer o que aconteceu com outras cidades que fizeram Olimpíadas, um abandono total. Durante as Olimpíadas, meu primo da Itália me mandou um link onde mostrava arenas olímpicas também abandonadas.

http://www.tpi.it/mondo/brasile/come-sono-oggi-luoghi-olimpiadi-in-passato/campo-da-tennis-costruito-per-atlanta-1996

Esses são alguns dos vídeos e fotos que foram feitos antes e depois do abandono do Maracanã.

ANTES


DURANTE OS JOGOS. ENSAIO PARA A ABERTURA






DEPOIS DOS JOGOS.



AGORA UM POUCO DO QUE ESTA SENDO O ABANDONO DA ARENA OLÍMPICA



Antes do abandono: a euforia. 






CONCLUSÃO

Com este abandono, a euforia acabou. Cabe agora todas as autoridades se mobilizarem par anão perdermos este legado olímpico. Não deixem a chama morrer!


sábado, 4 de fevereiro de 2017

BIG BROTHER PARAFERNALHA

BBB




Se o BBB fosse no Parafernalha, seria essas loucuras que vocês estão vendo. Poderia ser um Cuecada de Ultima hora do Cuecas de Plantão. Mas é um vídeo super engraçado do Parafernalha. Sil Esteves e grande elenco vão tirar vocês do sério com esse novo vídeo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

INVADINDO UM STUDIO DE RAP

Mais uma invasão!



Victor Soares esta em um estúdio que grava músicas de rap! Nosso Vitinho mostra em primeira mão o que rola dentro de uma gravação de uma música. Olha que ele esta em LA. Em outras palavras...em Los Angeles.



Muitos não sabem, mas grandes rappers passaram por este estúdio. Vitinho não fal em nomes. Mas se você gosta de rap, nada mais justo que você veja este vídeo.



ENTÃO...FUI!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ela é meu marido

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Duas amigas infelizes nos relacionamentos. Elas para suprirem essa falta resolvem se casar! Poderia ser uma peça GLS mais é uma comédia muito engraçada com Guta Stresser e Bia Guedes. Ela é meu marido, conta esta desventura de duas mulheres que ao tentarem se tornar lésbicas, acabam sofrendo com a falta de um homem.

A peça em si não fala de preconceito, mas faz uma profunda reflexão no que diz respeito a estar junto de uma pessoa e quais são seus altos e baixos. Viver junto com alguém dá trabalho tanto nos relacionamentos homoafetivos como nos héteros.

Uma peça fantástica e imperdível sob a direção de Diego Molina e texto de Martha Mendonça e Nelito Fernandes. Teatro dos 4 no Shopping da Gávea. às terças e quartas 21 horas. Até 22 de fevereiro.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Homenageado do mês de fevereiro: Rodrigo Candelot


O segundo à direita (com barba e sujo) é o homenageado do Mês de fevereiro. Rodrigo Candelot tem um vasto currículo no teatro, na tv e no cinema. A última peça dele Cemitério das Delícias. Arrabal em cena mostra que Rodrigo continua firme e forte nesta caminhada. Ele foi o mais acessado nos primeiros anos deste blog no humorístico Trem Fantasma peça que ele esta em cartaz na Casa da Glória. Atenção, para este ano meu querido xará promete! Teremos mais peças de teatro com ele.